Estava lendo um artigo sobre como o fluido seminal pode
agravar as lesões de Endometriose.Um estudo publicado no “The American journal of Pathology” realizado em camundongos de laboratório sugere
que focos de endometriose quando localizados em locais propensos a contato com
sêmen, como por exemplo, vagina e septo retovaginal, poderiam crescer e piorar.
Os autores do estudo afirmam que apesar da incerteza do mecanismo de ação, há uma hipótese plausível: o tecido endometrial, afirmam, pode gerar novas células e crescimento quando exposto a proteína conhecida como TGF-Beta. Esta proteína é produzida de maneira controlada pelo organismo da mulher, mas também está presente no liquido seminal. Portanto, as células endometriais dos focos de endometriose podem ser estimuladas a proliferar de uma maneira desorganizada quando em contato com o sêmen e isso provavelmente poderá aumentar as dores.
Se
já não bastasse todo desconforto que a doença causa na vida sexual,agora
sabemos que ter relações sem preservativos é como assinar a própria sentençaOs autores do estudo afirmam que apesar da incerteza do mecanismo de ação, há uma hipótese plausível: o tecido endometrial, afirmam, pode gerar novas células e crescimento quando exposto a proteína conhecida como TGF-Beta. Esta proteína é produzida de maneira controlada pelo organismo da mulher, mas também está presente no liquido seminal. Portanto, as células endometriais dos focos de endometriose podem ser estimuladas a proliferar de uma maneira desorganizada quando em contato com o sêmen e isso provavelmente poderá aumentar as dores.
Se isso for realmente comprovado, atitudes como o uso regular de preservativos poderia reduzir a prevalência e severidade da doença.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário